Queijo Com Qual Vinho?

Experimente um camembert com um tinto. Se seu paladar se adaptar à combinação, vá em frente!




A revista Wine Spectator de setembro fala sobre queijos e vinhos.

A revista Wine Spectator de setembro fala sobre queijos e vinhos.

Descreve cem tipos de queijos e recomenda os melhores vinhos para acompanhá-los.
Brancos combinam com os macios, tipo brie, camembert e alguns queijos de cabra. Queijos alpinos, como o comte e o gruyére, parecem combinar melhor com tintos suaves, mas também podem casar bem com um branco.

E eu poderia ficar embromando e citando os cem tipos de queijos e suas respectivas recomendações. Vamos tentar encontrar algum aprendizado na matéria.
Muito bem: experimente os queijos e veja com qual vinho seu paladar melhor se adapta. Prove um camembert com um tinto. Se essa combinação deixar você feliz, vá em frente.
Um dos bons aspectos do crescimento espantoso do mercado de vinhos é justamente este: ninguém se arrisca a ditar regras. Isto pode significar perder o freguês.
Logo tudo é sugerido, ficando a decisão final em nossas mãos.

No caso de alguém não conseguir passar um fim de semana frio sem festejar com queijos e vinhos, recomendo: um branco da uva chardonay; um tinto médio, com capacidade para jogar nos dois times - um merlot ou, quem sabe um dolcetto. E mais um espumante e um vinho doce de boa qualidade: um sauternes, um tokaji.

Gosto de um bom alsaciano, um gewurztraminer, com queijos azulados.
O problema é que os bons alsacianos custam uma grana preta!

Se você se encaixa na categoria dos loucos por queijo e vinho, permita-me uma sugestão. Sirva, quando a festa estiver mais adiantada, um bom capeletti in brodo. Você vai proporcionar um alívio para a boca, língua, papilas gustativas e a alma de seus convidados.

Fonte: Comentário de Marcio Alemão em Carta Capital - 3 de setembro de 2008.

Truques da Cozinha
Truques da Cozinha
10 de setembro de 2018

Postar um comentário

 
Copyright © 2009 - - Truques da Cozinha - Todos os direitos reservados