Homus Receita Tradicional

Homus uma receita tradicional originária da culinária árabe, preparado a base de pasta de grão de bico, tahine, suco de limão e alho! Vamos ver a receita então?

Homus decorado com limão

Tempo e rendimento
PreparoCozimentoRendimento
10 minutos20 minutos2 porções

Informações nutricionais
CaloriasGorduras totaisCarboidratosProteínas
144kcal por 100g7.03g38.42g6.45g

Ingredientes
250 gramas de grão-de-bico
1/2 xícara da água do cozimento do grão de bico
1/2 xícara de tahine
4 colheres de sopa de suco de limão
2 dentes de alho sem o germe
Sal a gosto

Preparo
Deixe o grão-de-bico de molho por 24 horas;
Escorra e cozinhe em 4 xícaras de água por aproximadamente 20 minutos ou até estar cozido;
Reserve 1/2 xícara da água do cozimento;
Coloque o grão-de-bico ainda quente no liquidificador ou processador, adicione a 1/2 xícara de água e todos os outros ingredientes;
Bata até obter uma pasta homogênea;
Disponha sobre o prato onde será servido decore com azeite de oliva, 1/4 de 1 limão, folhas de salsa e sirva com pão pita. Bom apetite!

Origem do Homus
Fonte: Wikipedia

Homus (hommos, ou ainda homus tahine, em árabe حُمُّص) é uma pasta feita com grão-de-bico e tahine (pasta de gergelim), sendo normalmente temperada com suco de limão, cominho, alho, azeite e páprica. Homus é um prato típico dos países árabes do Oriente Médio.

Em árabe "homus" significa simplesmente grão-de-bico. A comida descrita neste artigo é mais propriamente chamada homus tahine (grão-de-bico com tahine) ou musabbaha.

O Homus é feito em diversas formas locais pelo mundo árabe. Sua origem é atribuída ao Sultão Saladin, mas a receita secreta do Sultão permanece guardada pelos seus descendentes até os dias de hoje, embora diversas "imitações" existam atualmente.

No Homus pode-se usar grão-de-bico seco ou enlatado. Para grãos-de-bico seco deve-se, preferencialmente, deixá-los de molho em água por uma noite, e então fervê-los por uma hora ou mais (também é possível cozinhá-los em panela de pressão sem deixá-los previamente de molho). Bate-se então o grão-de-bico cozido (ou o enlatado) em um processador ou liquidificador, juntamente com tahine, azeite e suco de limão. Um pouco da água em que os grãos-de-bico foram fervidos pode ser adicionada para se alcançar a consistência desejada. Alho, sal, salsinha, cebola, cominho e pimenta também podem ser adicionados. Para uma textura mais suave, pode-se remover a pele do grão-de-bico.

O Homus é um alimento bastante nutritivo, contendo uma grande quantidade de proteínas, fibras, gordura mono-insaturada e ferro.

Dados da receita
Categoria: Acompanhamentos, Entradas, Pratos Árabes
Origem: Oriente Médio

Truques da Cozinha


Homus Receita Tradicional
receita de homus árabe, como fazer homus, homus tradicional árabe
4.855
Truques da Cozinha
31 de maio de 2020
Postar um comentário

 
Copyright © 2009 - - Truques da Cozinha - Todos os direitos reservados